Anúncio do Ano Sacerdotal

Comunicado da Santa Sé
Convocação do Ano Sacerdotal
16.03.09


Por ocasião do 150º aniversário da morte do Santo Cura d’Ars, João Maria Vianney, Sua Santidade anunciou esta manhã que, de 19 de junho de 2009 a 19 de junho de 2010, haverá um especial Ano Sacerdotal, que terá como tema: Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”. O Santo Padre haverá de abri-lo presidindo a celebração das Vésperas, em 19 de junho próximo, solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus e jornada de santificação sacerdotal, estando presentes as relíquias do Cura d’Ars trazidas pelo Bispo de Belley-Ars; haverá de encerrá-lo em 19 de junho de 2010, tomando parte em um “Encontro Mundial Sacerdotal” na Praça de São Pedro.

Durante este Ano jubilar Bento XVI proclamará São João Maria Vianney “Padroeiro de todos os sacerdotes do mundo”. Será ainda publicado o “Diretório para os Confessores e Diretores Espirituais” juntamente com uma coletânea de textos do Sumo Pontífice sobre temas essenciais da vida e da missão sacerdotal na época atual.
A Congregação para o Clero, em colaboração com os Ordinários diocesanos e os Superiores dos Institutos religiosos, se preocupará em promover e coordenar as várias iniciativas espirituais e pastorais que serão desenvolvidas para destacar sempre mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea, como também a necessidade de fortalecer a formação permanente dos sacerdotes unindo-a a dos seminaristas.

Fonte: Santa Sé
Tradução: oblatvs.blogspot.com